sábado, 15 de janeiro de 2011

Enchentes na Região Serrana

É impossível ficar alheio à tragédia na Região Serrana. A imagem ao lado é um exemplo da solidarieadade e de alguns cidadãos fluminenses que saíram da inércia para ajudar. Eu sou um deles. Sobre isso, refleti sobre certas questões:

1)
Ouvi uma reportagem do vice-presidente da Cruz Vermelha (CV) e foi perguntado à ele qual o maior temor da entidade. Ele disse que seria o fim da euforia da população, pois depois de alguns dias ou meses, os voluntários poderão dispersar e a CV ficará sem voluntários.

2)
Também ouvi comentários de pessoas sobre este ato de ser voluntário. Alguns apóiam, outros criticam. As justificativas para quem apóia são um tanto quanto óbvias. Já as críticas se batem na questão de que o voluntariado faria o governo público se acomodar e achar muito cômodo toda a situação. Por exemplo: a secretária de sáude de Teresópolis pediu doações de material de limpeza. Oras, por quê o governo já não liberou verba para esta compra?
Mas isso NÃO ANULA a solidariedade e nem as doações. Uma coisa pode andar junta com a outra.

3)
A mobilização do povo é algo a ser analisado friamente também. Mas por quê não há uma mobilização parecida quando há um aumento absurdo dos salários dos deputados e senadores? No Chile, por exemplo, aumentaram o gás e todos foram para as ruas... Queria conversar com algum psicólogo sobre isso...

4)
Como professor de Geografia também, vejo nessa tragédia uma excelente aula. E vejo também a necessidade de se abordar isso com os jovens. Quais são as causas disso?
- Ocupação irregular das encostas e leitos dos rios;
- Desmatamento;
- Problemas climáticos que geram chuvas fortíssimas;
- Acúmulo de lixo;
- Falta de saneamento básico e galerias de esgoto obsoletas.

E as consequencias?
- Deslizamentos de terra;
- Mortes;
- Empobrecimento do solo;

Clique aqui e veja um vídeo com uma explicação simples e ilustrativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário